sábado, 4 de julho de 2009

Novas Formas de Cuidado com a Vida

A Medicina Antroposófica é uma abordagem de cuidado com a saúde que parte da compreensão do ser humano como um ser físico, anímico e espiritual. Nasce das contribuições que o fundador da Antroposofia, Rudolf Steiner, e a médica Ita Wegman, desenvolveram, para ampliar o conhecimento e a prática médica.

Na perspectiva antroposófica, o adoecimento é compreendido como parte de um processo importante de amadurecimento e crescimento na vida de cada pessoa, com suas particularidades e singularidades. A cura se dá na harmonização dinâmica entre as quatro organizações que interagem na constituição do ser humano: o corpo físico, o corpo vital, o corpo anímico e a organização do Eu.

Os tratamentos envolvem uso de medicamentos, banhos, compressas, que atuam fortalecendo o organismo mais do que inibindo sintomas. Abrangem ainda mudanças alimentares, orientações de exercícios, e indicações de outras terapias como a Massagem Rítmica e a Terapia Biográfica. Os medicamentos antroposóficos são feitos a partir de elementos da natureza como pedras, plantas, cristais e substâncias de origem animal, que passam por preparos especiais próprios, como por exemplo, a dinamização. Todo processo de adoecimento, crônico ou agudo, em crianças, adolescentes, adultos e idosos, pode ser avaliado e tratado com a Medicina Antroposófica. Ela permite alcançar resultados que se somam aos da prática médica convencional e contribuem para o desenvolvimento físico, anímico e espiritual da pessoa que busca o tratamento.

Onde encontrar?

Em diversas cidades do Brasil, há clínicas e consultórios de Medicina Antroposófica. Ela está no sistema público de saúde brasileiro, o SUS, nas cidades de São Paulo, São João del Rey (MG) e Belo Horizonte. Na Alemanha e na Suiça, diversos hospitais cuidam de seus pacientes a partir desta abordagem terapêutica, também fazendo parte de seu sistema público de saúde. Na cidade mineira de Matias Barbosa, está sendo construído o primeiro hospital público antroposófico do Brasil.

Em Recife, você pode conhecer mais sobre a Medicina Antroposófica e vivenciar este caminho terapêutico no Espaço Integrar*, onde atuam alguns dos primeiros médicos antroposóficos de Pernambuco, e através da organização social Casa de Ita*, voltada a pacientes que não possam contribuir financeiramente com as consultas.

“Estamos diante do nada, e a ele tivemos de chegar para a inauguração da liberdade humana. E o que se faz mister diante do nada é despertar o espírito.” Rudolf Steiner, Stuttgart, 1922



*Rua André Rebouças, 109, Rosarinho, Recife-PE. Tel: 81-32410776.

3 comentários:

  1. oi...poe o gadet dos seguidores, p eu poder acompanhar tuas postagens...

    ResponderExcluir
  2. Parabens Cara, longa vida a seu projeto! Julien

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog, Lê!
    Vou divulgá-lo!
    Bjs,
    Mari

    ResponderExcluir